Notícias

Publicado: 05/04/2024

Futuro do trabalho e o cooperativismo: veja seis tendências para 2024

Já parou para pensar como vai ficar o mercado de trabalho neste e nos próximos anos? Não faz muito tempo, passamos por desafios globais, como a pandemia de Covid-19, que trouxeram mudanças significativas na forma de viver e, também, de trabalhar. As práticas do home office e do modelo híbrido (presencial e online) são um exemplo. Mas será que elas continuarão a crescer no cooperativismo? E mais: como as cooperativas podem se preparar para reter talentos e atrair novos profissionais em um mundo cada vez mais digital? 

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner, em 2023,  26% dos executivos de grandes empresas apontaram a escassez de talentos como o risco mais prejudicial às organizações. Então, sem dúvida, esse é um ponto a ser priorizado pelas coops.

“As cooperativas já são referência no cuidado com as pessoas, o que as tornam ainda mais atrativas para quem gosta de um ambiente de trabalho agradável",  destaca Carina Batista Melo, gerente de Pessoas do Sistema OCB. “Acreditamos que equipes de excelência geram resultados de excelência. Por isso, dentro do coop, investimos fortemente na seleção, treinamento e retenção dos nossos talentos.”

APRENDA A LIDAR COM A GERAÇÃO Z

Eles ainda não chegaram aos 30, mas já a partir deste ano passarão a representar  ¼ da população global de trabalhadores, segundo relatório da Future Dojo. E a tendência é de que estejam cada dia mais envolvidos no desenho de estratégias e na tomada de decisões, ocupando também cargos de liderança, embora este não seja, em muitos casos, o objetivo final.

A chamada geração Z, formada por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, enxerga o trabalho de uma forma diferente de gerações anteriores. Pesquisas indicam que esses jovens adultos querem crescer profissionalmente, mas não colocam o trabalho como prioridade máxima. São profissionais que buscam por equilíbrio entre o pessoal e o profissional, querem trabalhar com propósito e não descuidam da saúde mental.

Estudo realizado em agosto de 2023 pela Visier — plataforma de análise de pessoal e planejamento de força de trabalho —  com 1000 funcionários de diferentes idades nos Estados Unidos, confirma essa tendência. A carreira aparece em 4º lugar em uma lista de prioridades elencada pelos entrevistados desta faixa etária.     

Para completar, eles tendem a preferir modelos de trabalho mais flexíveis, com mais liberdade no que diz respeito à carga horária, por exemplo (veja os tópicos 2, 3 e 4 desta matéria). Em alguns casos, também exploram atividades paralelas, pensando em uma maior independência financeira. 

Como lidar com esses profissionais? Reunimos algumas dicas para o convívio diário com a geração Z no ambiente de trabalho que podem te ajudar: ofereça oportunidades de aprendizado contínuo, estimule a colaboração e o trabalho em equipe, aposte na autenticidade e transparência e devolva habilidades de liderança. Esses são alguns dos pontos valorizados por eles e que podem fazer a diferença para um ambiente agradável e produtivo. 

Clique aqui e acesse o conteúdo na íntegra.


Fonte: Sistema OCB

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.