Notícias

Publicado: 12/03/2024

Colômbia sediou o Conselho da Aliança Cooperativa Internacional

Neste país da América do Sul, cerca de 13% da população pertence a uma cooperativa, que beneficia cerca de 19 milhões de cidadãos. Ou seja, cada mil habitantes a 124 pertence a tal associação. As cooperativas também geram 120 mil empregos formais.

"É por isso que estamos muito orgulhosos de que o Conselho Mundial da ACI tomou a decisão de realizar esta reunião na cidade de Cali", disse María Eugenia Pérez Zea, membro do Conselho, presidente do Conselho de Administração da Coomeva e presidente executiva da Associação Colombiana de Cooperativas (Ascoop).

O presidente da confederação Confeitabo e membro do Comitê Executivo, Carlos Acero, delineou um quadro da trajetória, volume e perspectivas do movimento cooperativo colombiano.

Por sua vez, o presidente-executivo da Coomeva, Alfredo Arana Velasco - que também ocupa uma posição alternativa para a Colômbia no Conselho de Cooperativas das Américas - de seu cargo e observatório apresentou uma análise macroeconômica completa da região.

Nesse sentido, com base nos dados do Cepal, ele enfatizou como a pandemia gerou uma segunda década perdida de crescimento econômico e inclusão social, ampliando as lacunas nas desigualdades e na pobreza, diante das quais a ação das cooperativas tem sido ainda mais eficiente e vigorosa na mitigação das tensões sociais nos países do continente.

Além do Grupo Coomeva, Ascoop e Confecoop, a Associação Nacional de Fundos de Empregados (Analfe), Caja Cooperativas Credicoop, Casa Nacional del Profesor (Canapro), Confederação de Cooperagens da Colômbia (Confeita), Cooperativa del Magisterio (Codema), Cooperativa Multiativa Empresarial Popular (Coempopular), Equidade de Seguros, Progresso, Universidade Financeira e Cooperativa da Colômbia.

O fato de a Colômbia ter sediado este encontro fala da importância do movimento cooperativo neste país, como manifestação de uma economia social que está tendo um impacto crescente nos níveis nacional e internacional, disse a presidente das Cooperativas das Américas, Graciela Fernández.

O movimento cooperativo colombiano está em posição de demonstrar que somos o veículo para o desenvolvimento econômico, que estamos comprometidos com os territórios e comunidades, para que a informalidade se torne figuras associativas, para que as mulheres tenham trabalho e dignidade, para que os jovens possam se inserir.

A região americana também foi representada durante essas atividades por Xiomara Núez de Céspedes, presidente do Comitê de Equidade de Gênero da ACI representante da República Dominicana no Conselho Regional; Simona Cavazzutti, representante do Paraguai e presidente da Rede de Cooperativas Agrícolas das Américas (Redacoop); Martín Lowery, representante dos Estados Unidos; e Alexandra Wilson do Canadá.

José Alves, primeiro vice-presidente de Cooperativas das Américas, Doug O.Brien, presidente e CEO da NCBA CLUSA (Estados Unidos) e Alfredo Arana, presidente executivo da Coomeva, participaram como observadores.

Além do Conselho de Administração, os directores regionais e o Diretor-Geral da ACI realizaram a sua primeira reunião de coordenação, começando a abordar a estratégia global de implementação e, especificamente, o novo projeto da União Europeia, para o qual o nosso diretor regional das Américas, Danilo Salerno, sob a direcção do Diretor-Geral, Jeroen Douglas, assumiu o cargo de supervisor e referência geral.


Fonte: Coop Américas

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.