Notícias

Publicado: 29/04/2022

"Cooperativas constroem um mundo melhor", é o tema para o Dia Internacional das Cooperativas

Este ano, o cooperativismo no mundo vai comemorar o 100º Dia Internacional das Cooperativas (#CoopsDay), que será comemorado no dia 2 de julho. A comemoração é dez anos depois após a celebração do Ano Internacional das Cooperativas das Nações Unidas, que demonstrou que as cooperativas dão uma contribuição única para a construção de um mundo melhor, e por esse motivo o tema para 2022 será: “Cooperativas constroem um mundo melhor”.

Como explica Bruno Roelants, diretor-geral da ACI: “As cooperativas estão respondendo ao alerta lançado por Antonio Guterres, Secretário Geral da ONU, que alertou que o mundo está “à beira do abismo e estamos nos movendo na direção errada”. Para restaurar a confiança e inspirar esperança, é necessário cooperação, diálogo e compreensão”. Há quase dois séculos, as cooperativas vêm avançando nessa direção. Este foi um dos destaques do 33º Congresso Cooperativo Mundial realizado pela Aliança Cooperativa Internacional em dezembro de 2021. O Congresso se concentrou em como a identidade cooperativa está ajudando as cooperativas a abordar e lidar com questões atuais em todo o mundo.”

A ACI convida cooperados de todo o mundo a mostrar como esse modelo de negócios centrado nas pessoas, fundado nos valores cooperativos de autoajuda, auto responsabilidade, democracia, igualdade, justiça e solidariedade, e nos valores éticos de honestidade, abertura, responsabilidade social e atenção ao próximo está ajudando a construir um mundo melhor.

As cooperativas atuam em diferentes setores econômicos ao redor do mundo e têm se mostrado mais resilientes em tempos de crise do que outras empresas. Fomentam a participação econômica, combatem a degradação ambiental e as alterações climáticas, criam empregos de qualidade, contribuem para a segurança alimentar, mantêm o capital financeiro nas comunidades locais, constroem cadeias de valor éticas e, melhorando a segurança e a situação material da população, contribuem para uma paz positiva.

“As cooperativas são o único modelo de negócio que possui princípios globalmente acordados, estabelecidos a partir de um conjunto de valores éticos compartilhados”, acrescenta Bruno Roelants.


Fonte: ACI