Notícias

Publicado: 23/02/2022

Araraquara: Exemplo de apoio e fomento do cooperativismo

Exemplos de apoio ao cooperativismo devem ser contados e divulgados sempre que eles aparecem e um desses exemplos é a cidade de Araraquara no interior do estado de São Paulo, que hoje tem o prefeito Edinho Silva (PT) um grande apoiador do cooperativismo e economia solidária.

Desde 2001, no primeiro mandato de Edinho, o município tem políticas públicas de economia solidária e cooperativismo. 

O início foi com apoio para cooperativas de catadores de materiais recicláveis que começou com uma associação e depois virou a Cooperativa Acácia de Catadores de Materiais Recicláveis, que realiza coleta seletiva porta a porta em 95% da área urbana da cidade.

Em 2017, Edinho Silva tomou posse para o seu terceiro mandato de prefeito em Araraquara, logo ele retomou a Coordenadoria Executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, que hoje está sendo conduzida por Camila Capacle. A prefeitura reúne esforços para avançar com o cooperativismo de trabalho no município.

“Acreditamos que a economia solidária é uma política pública estratégica para o desenvolvimento econômico sustentável, o desenvolvimento territorial, a geração de trabalho e renda, e para melhoria da qualidade de vida da população por meio de práticas de cooperação, valorização do ser humano, democracia participativa e autogestão dos trabalhadores”, disse Camila Capacle.

Camila acredita que o “cooperativismo é uma oportunidade dos trabalhadores terem os meios de produção e organização do trabalho valorizando o humano e criando estruturas de poder horizontais e democráticas”.

“Apostamos no cooperativismo como uma porta para o futuro para os beneficiários dos nossos programas sociais oferecendo capacitações profissionais na área de economia solidária”, disse.

A cidade por meio do programa Coopera Araraquara oferece apoio técnico, assessorias, cessão de espaço físico, subsídios para fomento ao cooperativismo, entre outras iniciativas.

 

Leis

Para que a economia solidária e o cooperativismo tenha o apoio do poder executivo foi necessário aprovação de Leis que permitisse o desenvolvimento do modelo econômico cooperativo.

Existe a Lei 7.145/2009 que tem como premissa o fomento a política pública de economia solidária e a Lei 10.161/2021 que criou o programa Coopera Araraquara.

Além da legislação vigente, botar a mão na massa é essencial, por isso foi criada a IPECS (Incubadora de Economia Criativa e Solidária). A cidade ainda conta com orçamento público e uma equipe técnica que trabalha em prol da economia solidária e com apoio das demais secretarias. O IPECS tem sete cooperativas e três associações de trabalhadoras.


A novidade

A cidade de Araraquara recentemente foi destaque em grandes portais de notícias e sites especializados em tecnologia, tudo por conta da criação de uma cooperativa de transportes com a utilização de um aplicativo para smartphone, o Bibi Mob.

“A repercussão do Bibi Mob - aplicativo escolhido pela COOMAPPA (Cooperativa de Transporte de Araraquara) ganhou muita repercussão no Brasil pois ele apresenta uma solução inovadora no sentido de possibilitar que a cooperativa consiga repassar o valor máximo das corridas aos próprios motoristas, que são também cooperados”, explicou Camila.

Na opinião da Camila, o Bibi Mob possibilita que a cooperativa tenha taxas mais justas aos usuários e, principalmente, aos motoristas.

Um exemplo é que os apps mais utilizados, Uber e 99, têm taxas variáveis, que podem passar dos 50% do valor da corrida ir para o app, e o motorista ficar com o restante. No Bibi Mob, o motorista ficará com 95% e os passageiros não sofrerão com valores que variam conforme os horários.

“Mas isso só é possível porque a iniciativa é de uma cooperativa de motoristas, ou seja, os motoristas são os proprietários da empresa e ela é gerida de forma coletiva e democrática, por isso e por não visar lucro, eles conseguem dividir os ganhos. O cooperativismo é a grande tecnologia social dessa iniciativa”, afirma.


Cooperativismo é geração de trabalho e renda

O cooperativismo é um modelo econômico que envolve todos os cooperados e por esse motivo se torna uma ótima ferramenta para reunir trabalhadores e obter melhor remuneração e gerando trabalho e renda para muitas famílias por esse Brasil afora.

Em Araraquara vários programas permitem que a população conheça o cooperativismo e a economia solidária e seus benefícios, como explica Camila Capacle:

“Aqui em Araraquara entendemos o cooperativismo como uma saída. Por isso, criamos o Programa Cooperativismo como Porta para o Futuro e o Coopera Araraquara. Temos dois importantes Programas de transferência de renda no município: o Frentes da Cidadania (PIIS - Programa de Incentivo à Inclusão Social) e o Bolsa Cidadania - Programa de Combate à Fome e Incentivo à Inclusão Produtiva, parcerias com a Secretaria de Assistência Social. Em ambos programas temos a condicionalidade de que os beneficiários participem de atividades de formação e qualificação profissional e oferecemos formação em economia solidária e o cooperativismo como oportunidade de geração de trabalho e renda e de organização social dos trabalhadores.”


Fonte: Redação EasyCOOP - Manoel Paulo

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.