Notícias

Publicado: 06/04/2020

Cooperativas para a Ação Climática é o tema para o Dia Internacional das Cooperativas

A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) apresentou o tema de 2020 para o Dia Internacional das Cooperativas, que é “Cooperativas para a Ação Climática”.

A ACI tem como objetivo convidar toda a comunidade cooperativa em todo o mundo a continuar promovendo ações para combater as mudanças climáticas. A situação crítica do clima em todo o planeta coloca em risco a vida e os meios de subsistência de milhares de pessoas e destrói os ecossistemas vitais para os seres humanos e para o planeta.

“Nossa casa comum está em perigo. Existem modos de produção e consumo que constantemente atacam a natureza. Não temos muito tempo para reverter essa situação. Precisamos agir agora, com nossos valores e princípios como bandeira, para demonstrar em escala global que é possível desenvolver uma economia com inclusão social e proteção dos recursos naturais ”, afirmou Ariel Guarco, presidente da ACI.

Com este tema, a ACI conclama que no dia 4 de julho de 2020, todas as cooperativas contribuam para a conscientização sobre a necessidade de combater as mudanças climáticas. Dados mostram que os gases do efeito estufa aumentaram em 50% se comparado com o ano de 1990. Além disso, o aquecimento global está causando mudanças permanentes no sistema climático, cujas consequências podem ser irreversíveis se medidas urgentes não forem tomadas imediatamente.

As cooperativas do mundo inteiro podem aproveitar esta oportunidade para mostrar sua liderança nessa área e compartilhar os valores cooperativas que usam para resolver esse problema internacional.

A ACI criou um guia de comunicação para as cooperativas, que estará disponível em breve e permitirá que as cooperativas aproveitem o Dia Internacional das Cooperativas para mostrar a importância do combate às mudanças climáticas.

No ano passado foi criado um mapa interativo do Dia Internacional das Cooperativas e este ano será repetido para mostrar as ações realizadas por cooperativas em vários países no combate as mudanças climáticas.

As cooperativas que quiserem participar pode acessar o site: https://www.ica.coop/es/2020-international-day-cooperatives. No ano passado foi registrado mais de 130 eventos em 40 países em todo o mundo. A ACI pede que utilize as hashtags #CoopsDay e #Coops4ClimateAction nas redes sociais.

Porque este tema?

O tema do Dia Internacional das Cooperativas coincide com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 13: Ações pelo Clima.

A ACI quer que no dia 4 de julho seja destacada as contribuições das cooperativas na luta contra as mudanças climáticas, um dos desafios mais importantes que o planeta enfrenta ao longo do século XXI. As mudanças climáticas afetam severamente a vida das pessoas em todo o mundo, especialmente os grupos mais desfavorecidos, como pequenos agricultores, mulheres, jovens, povos indígenas ou minorias étnicas, que precisam enfrentar desastres naturais extrema e degradação dos recursos naturais.


Fonte: EasyCOOP - Manoel Paulo - com informações da ACI

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.