Notícias

Publicado: 08/06/2016

Artigo: Gestão Ambiental Corporativa

Com crescente fomento no desenvolvimento brasileiro em suas inúmeras áreas, nota-se significativo uso de recursos naturais, e propriamente área física do Meio Ambiente. Outrossim, observa-se que somente as normas e legislações específicas, não estão sendo suficientes para proteção dos Meios, vez que a ambição humana cresce em paralelo com seu desrespeito, não obstante em alguns casos na falta de capacitação funcional para dirimir alguns atos de Proteção Ambiental.

Certos de que os seres humanos dotados de inteligência precisam estimular seus conhecimentos e aprender novas teorias, para atenderem aos comportamentos da vida cotidiana atual.

A capacitação pessoal e profissional pode ser grande aliado no crescimento de empresas, comunidades, escolas, associações, governo e instituições diversas, visto que as pessoas quando motivadas e dotadas de conhecimentos técnicos, ganham com autoconfiança, gerando modificações, ocasionadas, principalmente, pelo desenvolvimento de comunicação, tecnologia e informação.

De fato, a discussão de temas ambientais corporativos, já se mostra como necessidade consolidada, mas os meandros inerentes à questão ambiental dentro das empresas encontram-se pouco explorados.

Muito se fala de preservação, sustentabilidade, reciclagem entre outros ligados ao Meio Ambiente, porém tenho notado em cursos e palestras que muitas dúvidas são levantadas pelas pessoas, que ainda sentem dificuldade em entender seu papel: Homem – Ambiente, o que devem de fato saber sobre o Meio para sua proteção correta.

O Meio Ambiente, seja Terrestre, Marinho ou Espacial, pode ser trabalhado ou explorado de várias formas, a diferença em usá-lo está em: como utiliza-lo de forma correta, e o que realmente podemos usufruir, sem acabar o com Recursos Naturais, que alguns são finitos, e o que realmente podemos utilizar em benefício do homem?

Quantas pessoas realmente conhecem o Meio Ambiente? Não somente de teoria e escritório, mas de ir até uma APP, um lago, uma área de proteção marinha, de conhecer espécies arbóreas importante para sua sobrevivência, de realizar o manejo sustentável de preservação, de saber o real significado da fauna e flora que os cercam? - Você sabe como seus resíduos contribuem de forma negativa para o Meio em que você vive? – Você sabe que seus resíduos e a qualidade ambiental que você gera pode trazer benefícios financeiros para sua empresa?

Como você, se posiciona na preservação do seu espaço, como sua empresa retribui para consciência funcional, do Meio Ambiente, quais são os Projetos Ambientais existentes que traz lucros reais para o seu negócio?

Seu conhecimento ambiental deve constar de uma amplitude maior do que as normas internas da sua empresa, que muitas vezes tem uma intenção positiva, porém carente de informações específicas?

Muitas empresas que vem buscando uma interação maior com Meio Ambiente, de segmentos diversos a exemplo: das consultorias, produtos Construção, Cartórios, prestação de serviços, Governo, Entidades, Instituições, etc... Em todo e qualquer produto ou serviço disposto para Sociedade que conscientemente vislumbra um futuro de qualidade, estão capacitando seus funcionários com informações importantes para Proteção e Preservação Ambiental, que através de cursos, palestras e projetos, criam formas de sustentabilidade corporativa, fornecem serviços com mais qualidade, evitam fraudes documentais, atendem com segurança às normas legais, adquire selos de qualidade, traz investimentos internacionais e cria-se um elo consciente.

Destarte a este novo Meio Contemporâneo, soluções técnicas estão cada vez mais presentes nas agendas corporativas das grandes empresas Globais, Laudos técnicos prévios, auditorias de risco e previsibilidade futura, consultorias e entre outros a modalidade que vem ganhando grandes destaques positivos entre os nossos clientes o “Ambiental Coaching Corporativo” que traz um grande misto de técnicas, auditoria geral e direcionamento pessoal, corporativo e jurídico, proporcionando para sua empresa grandes êxitos de competitividade.
O mundo segue cada vez mais consciente e rigoroso no momento de escolha de uma empresa que respeita os recursos naturais, fique por dentro você também!


Fonte: Carla Fabiana Melo Martins - Comendadora, Presidente da Rede Internacional de Excelência Jurídica do Estado de São Paulo

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.