Notícias

Publicado: 21/10/2019

Movimento cooperativo global promete promover paz

A Assembleia Geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) adotou a declaração na qual reitera seu compromisso com “paz, bem-estar e prosperidade para todos”.

A resolução explica o conceito de paz positiva, que, de acordo com o estudioso da paz Johan Galtung, está relacionada às boas contribuições da comunidade, particularmente cooperação e integração, reconciliação e igualdade. A paz positiva precisa ser diferenciada da paz negativa, que se refere à ausência de violência.

Submetida pelo conselho da ACI, a resolução insta o movimento a manter e aprofundar seu compromisso com a paz positiva e exorta todos os seus membros a fortalecerem suas ações para construir uma paz positiva com base na Agenda de Ação Cooperativa para a Paz Positiva da ACI.

A ACI se comprometeu com a paz desde o início e expressou sua posição por meio de várias resoluções, começando com a Resolução de Paz da ACI de 1901, adotada no Congresso de Manchester.

“O movimento cooperativo, com suas cooperativas, cooperadoras, organizações de apoio e representativas, além de credos e tradições políticas, sustenta desde suas origens seu compromisso com a paz positiva, como objetivo e meio de construir uma sociedade baseada nos valores da democracia, da igualdade, solidariedade, participação e preocupação com a comunidade”, afirma a resolução.

"Os conflitos derivam de necessidades e aspirações humanas não atendidas, enquanto as cooperativas têm a missão de responder às necessidades e aspirações humanas, incluindo aspirações por um futuro melhor, mais inclusivo, mais sustentável, mais participativo e mais próspero para todos".


Fonte: ACI

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.