Notícias

Publicado: 29/10/2018

A 5ª Cúpula Cooperativa das Américas termina com a Declaração de Buenos Aires

Entre os dias 23 e 26 de outubro, mais de 1500 cooperativistas e representantes de outros organismos e instituições vinculadas as cooperativas, provenientes de mais de 50 países, se reuniram na cidade de Buenos Aires, Argentina, no âmbito da V Cúpula Cooperativa das Américas, para analisar a realidade, debater propostas e definir iniciativas conjuntas, sobre o lema “O Cooperativismo na hora dos desafios globais”.

Como nas Cúpulas anteriores, o propósito central do evento era de construir acordos destinados a promover mudanças concretas que impactam tanto as próprias organizações cooperativas como em suas comunidades, aqueles que estão incluídos no teto da chamada Declaração de Buenos Aires.

O documento convida à construção de três compromissos que reforcem a contribuição do cooperativismo nesta hora de desafios globais:

1 – Compromisso Cooperativo pela Defesa do Planeta, que multiplique e agregar inteligência global a todas as iniciativas que estão sendo desenvolvidas a partir de uma economia social e solidária para a construção de novas formas de produzir e consumir que garantam a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

2 - Compromisso cooperativo de inclusão financeira e democratização, para que a poupança local se traduza em desenvolvimento local sustentável e contribua para uma nova arquitetura financeira global que preserve as autonomias nacionais e democratize a governança do sistema financeiro internacional.

3 - Compromisso com a Integração Cooperativa para contribuir para a "Aliança Mundial para o Desenvolvimento Sustentável" (ODS No. 17), onde o movimento cooperativo, juntamente com os demais atores da economia social e solidária, está em posição de traduzir a cooperação internacional em projetos empreendedores do desenvolvimento sustentável que possibilitem o cumprimento da Agenda 2030.

Documentos relacionados


Fonte: Redação EasyCOOP com informações da COOP Américas

 

O SINCOTRASP e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.